MODELAGEM MATEMÁTICA: O USO DE EMBALAGENS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.

Autores

  • Josemir do Carmo FAQUI

Resumo

 

O objetivo deste trabalho é sugerir atividades com o uso de embalagens no trabalho com a Modelagem Matemática (MM) para facilitar o ensino e aprendizagem do conceito de sólidos geométricos. As atividades utilizando embalagens, quando adaptadas, podem ser trabalhadas desde os anos iniciais até o Ensino Superior.  A MM na educação matemática recorre à abordagem de questões reais, oriundas do âmbito de interesse dos alunos e como alternativa metodológica estimula a motivação e compreensão dos conteúdos da matemática escolar. Corrobora assim para a construção de conhecimentos, mostra a aplicação da Matemática em outras áreas do conhecimento, gera significado à matemática, além de ser um dos caminhos para desenvolver, abordar e aplicar diversos assuntos matemáticos simultaneamente. Optou-se pela pesquisa bibliográfica por ser uma investigação em material teórico sobre o assunto de interesse e tem por objetivo reunir informações e dados para a construção da investigação proposta. A pesquisa fundamenta-se em teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes[1] e em livros de autores pesquisadores sobre o tema, evidenciando que há diversos pesquisadores dedicados ao tema MM. As atividades com o uso de embalagens contextualizam o ensino de matemática permitem aos alunos estudarem as formas geométricas, fazerem medidas, comparações, planificações/modificações, bem como testarem, analisarem, visualizarem, justificarem, registrarem, validarem e explorarem situações reais, criando possibilidades para o conhecimento significativo e reflexivo.

 

 

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Publicado

22/12/2023

Edição

Seção

Artigos