Análise da jornada de compra do consumidor no e-commerce para produtos eletro eletrônicos a partir de um estudo bibliométrico
Palavras-chave:
Bibliometria. E-commerce. Jornada de compra. Comportamento do consumidor no ambiente virtual.Resumo
Diante do cenário de expansão do uso da tecnologia de forma intensiva pela sociedade, independentemente da classe social, em especial com a vivência da pandemia do coronavírus mundialmente, passou-se a um processo de uso constante para compras, pesquisas, busca de conhecimentos e outros por meio da Internet. Neste cenário, observa-se um crescimento ainda mais intenso no mercado das compras por meio do e-commerce, tornando as empresas ainda mais competitivas e que precisam atender as necessidades e desejos dos clientes com comodidade e segurança. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar a jornada de compra do consumidor no e-commerce, sob a perspectiva das variáveis que compõem as pesquisas já realizadas diante de uma pesquisa bibliométrica, em bases de pesquisas nacionais entre o período de 2016 a 2020. Foram identificadas diversas variáveis do e-commerce em 26 publicações. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, análise de estatística descritiva e a bibliométrica para esculpir e organizar os achados de pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram um crescimento de estudos sobre o e-commerce no ambiente acadêmico e os impactos deste novo nível de relacionamento com os consumidores para a composição dos resultados da economia, bem como as variáveis distintas do e-commerce.