SENSIBILIDADE E CRITICIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A arte como instrumento de ensino

Autores

Palavras-chave:

Arte, Educação ambiental, Sensibilidade, Criticidade

Resumo

Quando se trata do processo de ensino aprendizagem é muito importante não adotar uma visão reducionista e pressupor que o aluno se restrinja aos aspectos cognitivos. Na realidade o ser humano abrange varias dimensões e a cognição é apenas uma delas. Neste estudo a ênfase se volta para a sensibilidade e a criticidade que devem permear a Educação Ambiental. O objetivo deste estudo é refletir sobre como a arte pode contribuir para despertar a sensibilidade e a criticidade de forma a despertar práticas educativas com maiores níveis de consciência socioambiental. Por meio de uma revisão da literatura foram discutidos conceitos e teorias publicadas por autores e estudiosos do tema. Durante o estudo pode-se conhecer o conceito de elementos que se integram a arte como: emoção, percepção e criatividade, e em todos eles pressupõe-se a sensibilidade. A sensibilidade por sua vez desencadeia os comportamentos que devem estar relacionados a uma mente crítica e sugestiva que o tenha a missão de mudar a realidade social. Por intermédio da arte faculdades emocionais, perceptivas e criativas são geradas e a sensibilidade pode ser trabalhada pela arte através da aplicação das mais variadas técnicas. Dessa forma conclui-se que devido ao seu caráter lúdico, envolvente e crítico a arte se apresenta como uma excelente ferramenta para despertar a sensibilidade e a criticidade na educação ambiental com ênfase em mudanças significativas relativas ao comportamento ambiental. As pessoas se sentem mais motivadas a fazer algo com relação a alguma coisa que as sensibilizam e a criticidade permite um posicionamento mais racional e consciente sendo ambos os aspectos importantes para a Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Otniel, FICS

Servidor público pela: Prefeitura Municipal de Quirinópolis e pela Seduc-Go; Mestrando pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. Asunción-PY, e-mail: otnielrv@hotmail.com

Lislene, FICS

Servidora pública pela: Prefeitura Municipal de Quirinópolis; Mestranda pela Facultad Interamericana de Ciencias Socia.les. Asunción-PY., e-mail lislene_correa@hotmail.com Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. Asunción-PY.

Downloads

Publicado

22/12/2023

Edição

Seção

Artigos