UMA ANAMNESE DO QUADRO A ESCOLA DE ATENAS DE RAFAEL DE SÂNZIO

Autores

  • Gilson Xavier de Azevedo FAQUI/UEG
  • Simone Maria Zanotto
  • Gercimar Martins Cabral Costa FAQUI/UEG

Resumo

O presente artigo de revisão pretende reunir as principais informações disponíveis, bem como inferências em manuais de filosofia sobre o afresco A Escola de Atenas e toda a sua simbologia. Existem infindáveis controvérsias com relação à real interpretação do afresco, no entanto, as controvérsias a que se refere este artigo, são aquelas vinculadas à relação que a pintura em si cria por considerar a filosofia renascentista e seus artistas, um momento novo e superior à teologia. Questiona-se que intensões estariam latentes em um afresco pintado a 500 anos atrás? Nesse sentido, como hipótese, a pesquisa procurará dispor sobre algumas possíveis motivações de Rafael para compor o afresco, sobre os principais grupos retratados, bem como sua linha filosófica e sua contribuição para a história do pensamento. A metodologia adotada é a exploratória de caráter bibliográfico, utilizando-se de várias fontes. O resultado principal dessa pesquisa é a atualização de um ícone da história da filosofia extremamente atual e esquecido ao mesmo tempo.

Biografia do Autor

Simone Maria Zanotto

Graduada em Teologia (MACKENZIE, 2006). Graduada em Letras (UEG, 2009). Especialista em Mestranda em Teologia Pastoral (FTSA (2022-2023). Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006). Docente SEDUC. Ex-coordenadora pedagógica colégio CEQ Quirinópolis (2006-2007); ex-docente Colégio Expansão (2006-2009) Acumula experiências de coordenação escolar no Colégio Estadual Independência, além de artigos e organização de livros e capítulos publicados. (simone.zanotto@seduc.go.gov.br). (http://orcid.org/0000-0001-5640-9030). (http://lattes.cnpq.br/9699720307621234).

Gercimar Martins Cabral Costa, FAQUI/UEG

Mestrando em Ambiente e Sociedade (PPGAS - UEG); Mestre em Educação (UFU), Licenciado em Pedagogia (UEG), Especialista em Inovação em Mídias Interativas (UFG). Graduado em Administração de Empresas pela FAQUI. Graduando em Marketing pela UNIP – Universidade Paulista. É Escritor, Palestrante e Empresário, fundador da ‘GM Treinamentos’, empresa de Treinamentos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (gercimarmartins@gmail.com) (http://orcid.org/ 0000-0002-3568-5949).

Downloads

Publicado

22/12/2023

Edição

Seção

Artigos