O EMPREENDEDORISMO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: ANÁLISE DOS NÚMERO DE NOVOS MICROEMPREENDEDORES NO MERCADO BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2020 E 2021

Autores

  • Jéssica Franciele Rodrigues Azevedo Leandra
  • Mariana Viana de Souza
  • Luiz Augusto Dias de Melo
  • Mara Lopes da Silva
  • Greyce Lara Pereira FAQUI

Resumo

Frente ao cenário de mudanças e um processo de viver/sobreviver das pessoas em um momento de incertezas com a nova situação da pandemia de COVID-19, este artigo tem por objetivo levantar os números de novas empresas, em especial os micro e pequenos negócios, iniciados durante a pandemia da COVID-19. É importante compreender o cenário do empreendedorismo durante um momento de crise econômica, social e sanitária no país, em especial dos pequenos negócios em que 98,5% dos aproximadamente cinco milhões de estabelecimentos no Brasil são compostos por micro e pequenas empresas (MPE’s), conforme dados do SEBRAE (2020). Para levantar os dados e investigar os números de novos empreendimentos durante a pandemia, no período de 2020 e 2021, utilizou-se a revisão bibliográfica e a pesquisa de caráter descritivo a partir de banco de dados como o mapa das empresas do governo federal e os dados do SEBRAE. Os resultados demonstram que em 2020 houve a constituição de 3.049.029 novas empresas e em 2021 o número foi de 2,1 milhões de novos pequenos negócios que se iniciaram, demonstrando um crescimento da ação empreendedora durante um período de crescimento do desemprego no Brasil. Este estudo contribui para apresentar os dados do empreendedorismo e a resposta das pessoas as situações adversas, em especial da economia, no momento de medidas sanitárias restritivas para conter a propagação do vírus da COVID-19.

Biografia do Autor

Greyce Lara Pereira, FAQUI

(Orientadora) Docente da Faculdade Quirinópolis – FAQUI. E-mail: greycelarapereira@yahoo.com.br

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Publicado

04/11/2022

Edição

Seção

Artigos