Análise da jornada de compra do consumidor no e-commerce para produtos eletro eletrônicos a partir de um estudo bibliométrico

Autores

  • Amanda Maria Fernandes de Carvalho FAQUI
  • Cássia Maria Alves Carvalho FAQUI
  • Mariana Antônia da Silva FAQUI
  • Matheus Silva do Nascimento FAQUI
  • Thiago Adão Amorim Araújo FAQUI
  • Greyce Lara Pereira FAQUI

Palavras-chave:

Bibliometria. E-commerce. Jornada de compra. Comportamento do consumidor no ambiente virtual.

Resumo

Diante do cenário de expansão do uso da tecnologia de forma intensiva pela sociedade, independentemente da classe social, em especial com a vivência da pandemia do coronavírus mundialmente, passou-se a um processo de uso constante para compras, pesquisas, busca de conhecimentos e outros por meio da Internet. Neste cenário, observa-se um crescimento ainda mais intenso no mercado das compras por meio do e-commerce, tornando as empresas ainda mais competitivas e que precisam atender as necessidades e desejos dos clientes com comodidade e segurança. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar a jornada de compra do consumidor no e-commerce, sob a perspectiva das variáveis que compõem as pesquisas já realizadas diante de uma pesquisa bibliométrica, em bases de pesquisas nacionais entre o período de 2016 a 2020. Foram identificadas diversas variáveis do e-commerce em 26 publicações. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, análise de estatística descritiva e a bibliométrica para esculpir e organizar os achados de pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram um crescimento de estudos sobre o e-commerce no ambiente acadêmico e os impactos deste novo nível de relacionamento com os consumidores para a composição dos resultados da economia, bem como as variáveis distintas do e-commerce.

Biografia do Autor

Amanda Maria Fernandes de Carvalho, FAQUI

Graduanda em Administração pela Faculdade Quirinópolis – FAQUI. E-mail: amfernandescarvalho@live.com

Cássia Maria Alves Carvalho, FAQUI

Graduanda em Administração pela Faculdade Quirinópolis – FAQUI. E-mail: cassiamariaalvescarvalho@gmail.com

Mariana Antônia da Silva, FAQUI

Graduanda em Administração pela Faculdade Quirinópolis – FAQUI. E-mail: marianaantoniaadm@gmail.com

Matheus Silva do Nascimento, FAQUI

Graduando em Administração pela Faculdade Quirinópolis – FAQUI. E-mail: matheus.snadm@gmail.com

Thiago Adão Amorim Araújo, FAQUI

Graduando em Administração pela Faculdade Quirinópolis – FAQUI. E-mail: thiagoadao_@hotmail.com

Greyce Lara Pereira, FAQUI

(Orientadora) Docente da Faculdade Quirinópolis – FAQUI. E-mail: greycelarapereira@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

11/05/2021

Edição

Seção

Artigos