A noção de direito, política e justiça em Santo Agostinho

Autores

  • Gilson Xavier de Azevedo FAQUI/UEG
  • Cristiano Santos Araújo, Dr. IFG
  • Robson Pedro Veras FAQUI/UNB

Palavras-chave:

Agostinho. Patrística. Direito.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é discorrer sobre as noções de política, direito e justiça em Santo Agostinho. Na condição de filósofo do século IV e seu principal expoente, além de bispo e santo, agostinho foi um profícuo escritor de clássicos amplamente lidos mesmo nos dias atuais. O problema em questão é verificar se é possível delinear as reais contribuições de agostinho para as noções propostas. Trabalha-se coma hipótese de que a obra de agostinho não reúne elementos apenas filosóficos e teológicos, mas morais e jurídicos que permeia tranquilamente o direito nas vertentes a ser analisadas. Trabalha-se com a metodologia exploratória de caráter bibliográfico e revisão de literatura. Acredita-se que a presente pesquisa reascende uma antiga discussão sobre a amplitude do pensamento de Agostinho.

Biografia do Autor

Cristiano Santos Araújo, Dr., IFG

Pós Doutorando em Letras pela PUC Goiás. Doutor em Ciências da Religião na PUC Goiás. Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UERJ. Licenciado em Letras – Literaturas na UNESA. Bacharel em Teologia na UMESP.  Professor titular da FANAP e FacUnicamps. Professor substituto de Língua Portuguesa no IFG - Aparecida de Goiânia. (umcristiano@gmail.com).

Robson Pedro Veras, FAQUI/UNB

Doutor em Filosofia (PUC-SP), mestre em Ciência da Religião (PUC-GO), com licenciatura em Filosofia. Robson Pedro Veras, além de professor, atua como pesquisador em Ética, Filosofia Moral e da Religião, Filosofia do Direito e Política. É membro da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII - ABES18, na qual cumpre o itinerário prescrito pela filosofia de Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant. Atualmente, é pesquisador associado na Universidade de Brasília (UnB) (robsonpedroveras@gmail.com).

Downloads

Publicado

03/09/2020

Edição

Seção

Artigos