PREVALÊNCIA DA COBERTURA VACINAL NO ESTADO DE GOIÁS PARA SARAMPO ENTRE 2014 A 2019

  • Joyce Pinheiro Medeiros
  • Divina Márcia dos Santos
  • Joelhy Costa Azzi Elias
  • Raquel Ferreira da Silva Fonseca
  • Valéria Gomes da Costa
  • Emylle Maria Martins Borges
Palavras-chave: Brasil. Gravidez. Mortalidade. Parto. Puerpério.

Resumo

Objetivo: Assim o presente estudo, objetivou avaliar e comparar o perfil de cobertura vacinal para tríplice viral em crianças de um ano nos diferentes municípios do Estado de Goiás. Métodos: Foi realizado um estudo observacional descritivo retrospectivo num período de seis anos (2014 a 2019), em base de dados do Ministério da Saúde (DataSus). Foram levantados dados referentes à cobertura vacinal referente à Tríplice viral D1, aos quais foram descritos, comparados e ainda tabulados no programa Excel (Microsoft®) e analisados por meio dos programas Instat e Prism da Graphpad. Resultados: Foram avaliados 246 municípios do Estado de Goiás, dos quais 54,88% alcançaram os 100% de cobertura vacinal e os outros 45,12% não. Foi evidenciada discrepâncias quanto à cobertura vacinal (p<0,05) entre os municípios, sendo possível identificar 15 municípios com indicadores estatísticos para o período avaliado em declínio quanto à cobertura vacinal. Conclusão: Os dados permitem concluir que há uma discrepância à cobertura vacinal, o que se relacionada com divergências quanto à segurança da propagação da doença. Além disso, indicou as regiões com maior índice de vulnerabilidade do Estado de Goiás. Assim, é preciso considerar as características e necessidades das regiões para maior contenção e erradicação da doença.

Biografia do Autor

Joyce Pinheiro Medeiros

Acadêmicas do curso de Enfermagem. Faculdade Quirinópolis, FAQUI. Quirinópolis, GO, Brasil. Autora correspondente: carolacrr62@gmail.com.

Divina Márcia dos Santos

Acadêmica do curso de Enfermagem. Faculdade Quirinópolis, FAQUI. Quirinópolis, GO, Brasil. divininhamarcia@hotmail.com

Joelhy Costa Azzi Elias

Acadêmica do curso de Enfermagem. Faculdade Quirinópolis, FAQUI. Quirinópolis, GO, Brasil. joelhyenfermeira@gmail.com

Raquel Ferreira da Silva Fonseca

Acadêmica do curso de Enfermagem. Faculdade Quirinópolis, FAQUI. Quirinópolis, GO, Brasil. raquelpaulla@hotmail.com

Valéria Gomes da Costa

Acadêmica do curso de Enfermagem. Faculdade Quirinópolis, FAQUI. Quirinópolis, GO, Brasil. valeriagomes96@hotmail.com

Emylle Maria Martins Borges

(Orientadora) Docente do Curso de Enfermagem. Faculdade Quirinópolis, FAQUI. Quirinópolis, GO, Brasil. (enf_emylle@hotmail.com).

Publicado
2021-09-17
Seção
Artigos