INVESTIGAÇÃO E SUSCETIBILIDADE BACTERIANA DE INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO EM PACIENTES DE AMBOS OS SEXOS

  • Ana Carolina Emiliano Santos FAQUI
  • Myllena Karoline Santos Neves FAQUI
  • Suzy Vieira Borges FAQUI
  • Stéphani Borges Campos FAQUI
Palavras-chave: Antibiograma. Bactéria. Infecção urinária.

Resumo

O presente trabalho é um levantamento de dados com análise quantitativa da prevalência de infecções urinárias, e possíveis causas, quantificando a infecção urinária em pacientes do laboratório São Paulo no município de Inaciolândia no estado de Goiás, analisando as possíveis causas e os principais acometimentos que desencadeiam a patologia, com o objetivo de identificar as bactérias presentes nas infecções urinárias e quais são recorrentes nas infecções bacterianas, assim desenvolvendo a sua resistência. O levantamento de arquivos foi realizado a partir de arquivos disponibilizados pelo laboratório de análise São Paulo, sendo uma investigação de campo com 855 pacientes investigados o resultado obtido é que 25% apresentam infecção, sendo 85% do sexo feminino, assim 34% realizou a urocultura e positivou em 63%. As bactérias encontradas foram: 56% Escherichia coli, 16% Staphylococcus aureus, 16% Klebsiella, 5% Enterobacter cloacae, 2% Enterobacter sakazakii, 2% Proteus, 2% Escherichia fergusonii e 1% Enterobacter aerogenes. Infere- se que os resultados reforçam a ocorrência das infecções urinárias e o desiquilíbrio está na má formação congênita e higiene deficiente.

Biografia do Autor

Ana Carolina Emiliano Santos, FAQUI

Graduanda em Biomedicina pela Faculdade Quirinópolis - FAQUI. E-mail: anacarolina_emiliano@icloud.com

Myllena Karoline Santos Neves, FAQUI

Graduanda em Biomedicina pela Faculdade Quirinópolis - FAQUI. E-mail: myllenaneves@icloud.com

Suzy Vieira Borges, FAQUI

Fisioterapeuta, especialista em Dermato-Funcional e graduanda em Biomedicina pela Faculdade Quirinópolis - FAQUI. E-mail: suzy_borges_@hotmail.com

Stéphani Borges Campos, FAQUI

Professora Esp. da Faculdade Quirinópolis, Esp. em Hematologia Clínica e Hemoterapia – Banco de Sangue (stephani_bc@yahoo.com.br).

Publicado
2021-09-17
Seção
Artigos